OS CALMON DA BAHIA

         
Marquês de Abrantes

            Maria Célia Amado, nasceu em 1921-1988, filha de Gileno Amado e Amélia Tavares, casou com João Augusto Calmon de quem teve Ana Amélia Amado Calmon. João Augusto Calmon nasceu em Salvador, em 1918, engenheiro-civil pela Escola Politécnica da Bahia, atuou no escritório Plano de Urbanismo da cidade do Salvador. Transferiu sua residência para São Paulo, onde foi diretor da Bahiana-Brasil-Gás e do Banco Econômico.
             Oriundos do reino da França, os Calmons, passaram da França para Portugal, chegando a Lisboa, Bertrand Calmon, seu filho, João Calmon Du Pin, foi o primeiro a chegar ao Brasil, particularmente na Província da Bahia no século XVII. Casou em 5 de maio de 1659, com D. Juliana de Almeida em Salvador e tiveram 7 filhos.
             Em 26 de outubro de 1796, em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, nasceu Miguel Calmon Du Pin e Almeida, oitava geração dos Calmon no Brasil, futuro Marquês de Abrantes, que viria a realizar brilhante carreira política no Império.
                      João Augusto Calmon era filho de D. Maria Julieta do Couto Maia e de Francisco Marques de Góes Calmon, ex-presidente do Banco Econômico da Bahia, foi professor e se tornou governador do Estado nos anos de 1924-1928.