Donana

Donana, viúva de Melchisedech Amado, aos 84
 anos em 1946 no apartamento da Rua Domingos
 Ferreira em Copacabana, Rio de Janeiro, onde 
ficaram famosas as reuniões dominicais
 dos Amados. Acervo: Gustavo Amado.
                  Ana de Lima Azevedo Souza Ferreira, a Donana, ou "a mocinha do sobrado" como era conhecida quando casou com Melchisedech Amado aos 16 anos, onde vivia com os avós paternos em Estância, já que a mãe viúva não tinha condições de criá-la, nasceu em 1862. Ao casar, Melk com 19 anos, fez questão que a sogra Maria Rosa de Lima, a Mãequinha fosse morar com eles. O casal teve 15 filhos. Em Estância nasceram Gilberto, Iaiá, Petina e Gileno. A família se transfere para Itaporanga e lá nasceram Maria Zulmira, Genoline, falecida antes de completar 7 anos, GilsonGentil, Gildo, Gillete, GenolinoGildásio e Genne. Em Aracajú, nasceu o caçula Gennyson e Giuseppe nasceu em Estância em períodos de "tempos fora".
Donana era mais velha do
 que Gilberto, o primogênito,
 apenas 16 anos e poucos meses. 
       Melchisedech era comerciante, usineiro e chefe político dos "cabaús" em Itaporanga, facção que tinha o apoio do Governo Estadual sob a oligarquia do Monsenhor Olímpio Campos.       A família cresce entre Itaporanga e Aracajú.  A única filha que casou foi Petina em compensação teve 12 filhos  com seu tio Alfredo, meio-irmão de Melk.
            Gilberto nasceu em 1887 em Estância e inicia os estudos em Itaporanga, depois estudou Farmácia na Bahia, diplomou-se pela Faculdade de Direito de Recife e em 1910 se transfere para o RIo de Janeiro. 
            Gileno nasceu em 1891 em Estância e se estabelece em Itabuna com 17 anos ainda estudante de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito de Recife e concluiu o curso em 1911 na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.
           Gentil nasceu em 1896, foi estudar na Faculdade de Direito da Bahia e depois se transfere para o Rio de Janeiro. 
Acervo: Juliana Amado Ana Amelia Amado Calmon da esquerda
 para direita o 3 é Gennyson o 4 é Genolino,
5 Genne,Maequinha e Donanna os outros não me lembro.


           Genolino nasceu em 1902 em Itaporanga onde iniciou sua educação e fez humanidades no Colégio Carneiro, em Salvador e com 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito da Bahia, concluindo o curso em 1924 na Faculdade do Catete no Rio de Janeiro.
            Gildásio nasceu em 1906 em Itaporanga e foi estudar Medicina no Rio de Janeiro.
         Gilson nasceu em 1908 em Itaporanga e ingressou na Faculdade de Direito do Catete, no Rio de Janeiro. 
            Genysson, o caçula, nasceu em Aracajú e vai estudar medicina no Rio de Janeiro.
            José Amado, pai de Melchisedech acompanha o filho até o fim da vida em 1925 em Itaporanga. Na década de 1930 a família vive entre Sergipe e Rio de Janeiro, na Rua Domingos Ferreira em Copacabana.

"Um dos domingos em casa de Donana", 
na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana.
 Gilson Amado o primeiro a esquerda depois Genysson, Gileno no meio,Genolino de terno escuro e no canto direito Gildásio.
 Reunião dos Amado na Rua Domingos 
Ferreira em 1946, Donana aparece
 sentada. Acervo: Gustavo Amado
            Em 1939 Donana fica viúva. Na década de 40, ficaram famosas as reuniões dominicais de Donana reunindo os Amado  onde se fazia feijoada. 


Quase todo fim de semana tinha alguma comemoração, o síndico queria proibir de tanta gente alegando que o prédio poderia desabar.